Você está aquiO tamboreiro de Pedras Brancas

O tamboreiro de Pedras Brancas


By Editora - Posted on 17 setembro 2011

O tamboreiro de Pedras Brancas

As histórias se passam em lugares como Taquarizal, Pedras Brancas ou Timbozinho, e suas personagens levam nomes como Deolindo Santo, Lóca Agápio, Nhá Merenciana, Leonka Buava e algumas dezenas de outros. Personagens históricos também povoam os contos-causos da escrita de Fernando Tokarski: Tertuliano Potiguara, Coronel Fabrício Vieira, Leodato, Capitão Aleixo e muitos outros.

Os premiados contos de “O tamboreiro das Pedras Brancas” surpreendem o leitor que ainda não conheça a pena de Tokarski, um polaco sertanejo da região do Contestado, no norte catarinense. Inspirando-se na história e na gente da sua região, recolhendo a matéria bruta da vida dura dos ervateiros ou registrando as anedóticas peripécias dos políticos caudilhos do sertão catarinense, Tokarski faz literatura primorosa. E pratica literatura na “língua” da sua terra; ou, dizendo de outro modo, dá estatuto de língua literária ao dialeto do povo simples da sua região. E com que maestria! A riqueza de sua descrição engrandece e ganha um colorido único pela forma como relata. Assim é que vemos/lemos sobre os redutos cercados pelo enzército, quando então “as vinchestras fuzilicavam na mataria”, ou sobre a desgracida vida nos carijos e barbaquás, nos invernos da serra catarinense, onde os pobres se põem a “bolear a piazada ao relento, roçar os cambitos nas coivaras geladas”, onde “quem não for guapo não agüenta o tranco, é um virabostas”. Terras de gado reiúno, povoada de pinheirais e imbuias seculares, mas também de labascos, luvisomes, panelas de ouro e visagens.

É curiosa a forma como Tokarski conduz sua narrativa, rica ao extremo em descrições adjetivas combinadas com uma concisão narrativa que rapidamente leva o conto ao seu termo, sem desvios. São 26 contos para serem ‘bebidos’ em pequenas doses, saboreadas como bebida rara.

Fernando Tokarski é historiador, e autor de outros cinco livros, um deles também de contos (Aniba e outros povos, de 1984). O tamboreiro das Pedras Brancas foi eleito, pela Academia Catarinense de Letras, o melhor livro de contos lançado em 2010.

Autor(a): 
Tokarski, Fernando
Editora: 
Editora da UFSC
Ano: 
2009