Você está aquiAmbrosetti, Juan Bautista

Ambrosetti, Juan Bautista


By Editora - Posted on 09 maio 2011

Ambrosetti

Nascido em Gualeguay (Entre Ríos, Argentina) em agosto de 1865, estudou em Buenos Aires, onde fundou – e dirigiu por mais de uma década – o Museu Etnográfico que hoje leva seu nome, na Faculdade de Filosofia e Letras da Universidad de Buenos Aires.

Ambrosetti realizou três viagens de pesquisa ao território de Misiones, das quais resultaram valiosas contribuições ao conhecimento zoo-botânico, cultural e lingüístico de uma região que, àquela época, era quase inacessível aos centros mais povoados da Argentina e do Brasil. Das publicações acerca de Misiones, vejam-se: Primer Viaje ao Território de Misiones (1893), Segun Viaje... (1894), e Tercer Viage... (1896).

Ambrosetti associou seu nome, para sempre, aos Kaingang, em razão de dois trabalhos: Los índios Kaingángues de San Pedro (Misiones), con un vocabulário (que a Ed. Curt Nimuendajú traduziu e publicou) e Materiales para el Estudio de las Lenguas del grupo Kaingángue (Alto Paraná), além de uma breve comunicação em alemão, na revista Globus (1898), Die Kaingang in Argentinien.

Juan Ambrosetti morreu em Buenos Aires, em maio de 1917.

O Museu Etnográfico “Juan B. Ambrosetti” situa-se na Calle Moreno, 350 (Ciudad Autonoma de Buenos Aires, Argentina).